terça-feira, 28 de junho de 2011

O CIPE e a Psicologia Escolar

  
          A Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído como um importante campo de atuação do psicólogo, muito embora, o trabalho deste profissional nas escolas seja bastante confundido com o modelo clínico/psicoterapêutico.  Na realidade, os serviços de Psicologia dentro das instituições educativas devem romper com a tendência à patologização ou medicalização, que padroniza e estabelece diagnósticos classificatórios e excludentes, superando queixas individuais e atuando numa perspectiva institucional.
O Conselho Regional de Psicologia em Nota Técnica sobre a atuação do Psicólogo Escolar (disponível em www.crpsp.org.br) afirma que este profissional deve contemplar em sua prática ações que considerem a realidade escolar brasileira, a diversidade cultural e as dimensões psicossociais das comunidades educacionais. Além disso, é fundamental que se insiram em projetos coletivos multidisciplinares contribuindo para a elaboração, implementação e avaliação do projeto político pedagógico da escola e ampliando espaços de reflexão acerca das estratégias de ensino aprendizagem que considerem os desafios da sociedade contemporânea.
           Diante do exposto e das inúmeras demandas das comunidades escolares, o CIPE tem como proposta oferecer um serviço de qualidade que prima pelo compromisso ético de promover a liberdade, a dignidade, a igualdade e a integridade dos usuários de seus serviços, trabalhando em prol da saúde e qualidade de vida de indivíduos e coletividades. Ademais, garantimos atuar com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
Temos como referencial teórico o Psicodrama, criado por Jacob Levi Moreno (1889-1974),  e baseado na idéia de que o ser humano deve ser concebido e estudado através de suas relações interpessoais, ou seja, dos grupos nos quais ele está inserido. Sendo assim o homem é considerado um ser social que possui recursos inatos: a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade. Entretanto, as condições do ambiente ou do seu sistema de relações podem impedi-lo de utilizar de forma plena seus recursos, ou seja, tem a espontaneidade, a sensibilidade e a criatividade bloqueadas. A recuperação desses recursos vitais se dá na medida que os indivíduos ressignificam relações afetivas e mudam definitivamente sua ação sobre o meio.
O Psicodrama considera o ser humano como um agente participante de sua própria transformação, sendo que ela acontece na medida em que o indivíduo cria uma reposta nova -criativa e espontânea- rompendo com padrões de comportamento automatizados. A dramatização é o método pelo qual o indivíduo pode entrar em contato com seus conflitos e conquistar o autoconhecimento.
Dentro do foco sócio-educacional, o Psicodrama tem sido utilizado, no Ensino Fundamental, para identificar razões e graus de agressividade presentes nos grupos, além de revelar a capacidade de se lidar com realidade e fantasia. Os professores de educação infantil têm sido trabalhados através do teatro e técnicas psicodramáticas objetivando a ampliação e enriquecimento das possibilidades metodológicas do ensino, da expressão e comunicação, desenvolvimento da criatividade e humanização da relação professor/aluno.
Na escola, em encontros bimestrais de pais, a metodologia psicodramática tem ajudado a intensificar a relação escola/família e, em reuniões pedagógicas mensais com os professores, tem aperfeiçoado a atuação e qualificação de profissionais através do treino de papéis. O Psicodrama na sala de aula também tem trabalhado as relações entre adolescentes e seus grupos, evidenciando relações de exclusão e rejeição, identificando diferentes papéis existentes no grupo, propondo a transformação da sala de aula num espaço de relação afetiva entre aluno, professor e colegas, ressignificando vínculos.


 Para tanto, oferecemos assessoria em psicologia escolar com o objetivo de:

1)    Contribuir teórica e praticamente, junto aos professores e demais agentes educativos na construção do processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los a atender demandas diárias dos Educandos, salientado as características psicológicas pertinentes ao momento maturacional de cada faixa etária e preparando-os para oferecer continência às crianças e jovens no que tange suas demandas efetivas.
2)    Desenvolver, junto com a equipe e outros setores do colégio, trabalhos direcionados aos pais, cujo intuito é o de perceber e ampliar a participação e o envolvimento da família na formação do Educando.
3)    Orientar e realizar aconselhamento psicológico do Educando e/ou seus responsáveis;
4)    Assessorar a equipe escolar na realização de Projetos Interdisciplinares abordando temáticas como: Habilidades Sociais; Habilidades Sociais Educativas; Ética, Meio Ambiente, Afetividade e Sexualidade, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo e Saúde, Afetividade e Sexualidade, Cidadania, Projeto de Vida, Orientação Vocacional, Cultura de Paz.
É com imensa satisfação que partilhamos com as instituições sérias de Ribeirão Preto o projeto de trabalho do Centro Integrado de Psicologia e Educação, que visa atender aos diferentes atores do processo educativo: educandos, famílias e escolas. 

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