sábado, 14 de janeiro de 2012

Novas propostas de trabalho para 2012

Decidi,  no ano de 2012, reunir os sete anos de experiência no trabalho com o Atendimento Educacional Especializado e oferecer, a princípio, duas propostas de trabalho direcionadas a estudantes e profissionais das áreas de psicologia e  pedagogia.
Uma delas é bastante direcionada aos professores de Educação Infantil que atendem crianças com Necessidades Educativas Especiais e a outra é uma proposta mais geral que visa avançar no estudo prático e teórico sobre Educação Especial no Brasil. Abaixo apresento as duas propostas para que possam ter idéia de como o trabalho será desenvolvido. 
Entre em contato para inscrever-se ou para montar um grupo de sua escola!

Brincadeira para todos – Jogos e Brincadeiras para a Educação Especial
Justificativa:
 O brinquedo/brincar é essencial no processo de desenvolvimento da criança, ampliando as possibilidades de estimulação das diversas áreas do desenvolvimento. No caso das crianças com necessidades educacionais especiais (NEE,) são um importante recurso para estimular a aprendizagem na educação infantil. Entretanto, para pré-escolares com NEE, muitas vezes, esses brinquedos precisam de adaptação, assim como as crianças necessitam de interações mais efetivas e diretivas do professor, nas atividades de brincar.
A fim de construir um rol de brinquedos e brincadeiras adaptados e auxiliar os professores na utilização destes recursos de forma mais efetiva é que o CIPE oferece, sob minha coordenação, o Curso “Brincadeira para todos”.
Objetivos:
1.        Identificar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil;
2.        Analisar a importância do papel do professor como mediador nas atividades de brincar
3.        Construir brinquedos, considerando as especificidades dos pré-escolares incluídos.

Metodo:

A atividade prevê aulas expositivas; leitura e discussão de textos; debates; cine-debates.
 Os alunos desenvolverão as seguintes atividades:
1. colaboração e participação nas aulas expositivas, debates, atividades em grupo/individual de maneira crítica e reflexiva;
2. atividade prática para construção de brinquedos para diferentes tipos de deficiências; (c) leituras dos textos propostos para as aulas e
3. aplicação dos materiais, por meio da realização de trabalho prático.

Serão realizados encontros teóricos e práticos com duração de duas horas e com freqüência quinzenal, totalizando 12 encontros carga horária de 24 horas.

Investimento
Entre em contato conosco para maiores informações.

OBS: A carga horária poderá ser condensada, diminuindo o número de encontros e aumentando o número de horas por encontro. 


 Educação Especial: da teoria a prática
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais já é uma realidade no contexto educacional brasileiro. Entretanto ainda são observadas muitas discussões acerca do direito ao acesso e permanência desses alunos na escola regular. Trata-se de uma clientela que apresenta especificidades no processo educativo, demandas estas que precisam ser discutidas por gestores e educadores para assim promover um ensino de qualidade. É fundamental que os professores tenham subsídios - na formação inicial e na continuada - que oportunizem conhecimentos teóricos e práticos sobre questões relacionadas à educação especial e à inclusão.

Objetivo:
-  oportunizar conhecimentos teóricos e práticos sobre questões relacionadas à educação especial e à inclusão.


Método:
 As atividades compreenderão:
1. Apresentação e discussão teórica;
2. Atividades de campo;
3. Problematização do conhecimento científico com a realidade cotidiana


Serão realizados encontros com duração de duas horas e com freqüência quinzenal, totalizando 12 encontros carga horária de 24 horas.

Ivestimento 
Entre em contato conosco para maiores informações

OBS: A carga horária poderá ser condensada, diminuindo o número de encontros e aumentando o número de horas por encontro. 

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