Um dos focos do trabalho do CIPE é atuar junto às famílias de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e com deficiência física, mental ou sensorial. Entendemos a família como um sistema que se constitui como matriz na formação da identidade dos indivíduos, podendo contribuir ou prejudicar o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos, dependendo das práticas educativas e dos cuidados que oferece, tenham elas um processo de desenvolvimento típico ou atípico.
Crianças com desenvolvimento atípico demandam uma série de cuidados específicos, impactando o sistema familiar e alterando o cotidiano e as relações sociais dentro dele. Esta família precisará de ajuda para lidar com os sentimentos ambivalentes que surgirão e com a sobrecarga psicológica, social e financeira gerada pelos cuidados exigidos pelo filho. Diante disso, construir conhecimentos sobre a deficiência é fundamental para que a família desenvolva as próprias estratégias para gerenciar as necessidades e as potencialidades da criança.
Com o objetivo de oferecer o suporte social adequado e auxiliar os familiares na construção de conhecimentos que os empoderem com relação aos cuidados e até mesmo aos direitos de seus filhos com necessidades especiais, o CIPE realiza sob minha condução, o projeto “Sobre Deficiência e Eficiência”.
Este trabalho teve origem nos questionamentos oriundos dos sete anos de prática num projeto de Atendimento Educacional Especializado. Além do trabalho realizado diretamente com as crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, a equipe sempre buscou viabilizar espaços de trocas de experiências com os familiares e cuidadores. Nestes momentos pudemos verificar quão carentes eles eram de informações sobre desenvolvimento, sobre direitos e quão angustiados se mostravam em relação ao presente e ao futuro de seus filhos e de seu grupo famíliar.
Tantas perguntas me mobilizaram a voltar para a universidade e ingressar no mestrado para pesquisar a relação das famílias com os serviços de atendimento e incentivaram a organizar, aqui em Ribeirão Preto, grupos de apoio que visam consolidar-se como espaços de construção de conhecimento, de trocas de experiência e rede de apoio para pais. Tratam-se de intervenções de orientação, suporte e psicoterapia focadas no atendimento de pais que buscam ressignificar sentimentos, fantasias e expectativas experimentados em relação ao filho deficiente.Este projeto visa também auxiliar outros profissionais na construção de um serviço que busque maior aproximação e participação dos pais no atendimento e desenvolvimento dos filhos.
Agende uma conversa para conhecer melhor o trabalho!
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