quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Assessoria em Psicologia Escolar para Inclusão

Olá!

Você já deve ter lido por aqui alguma postagem minha sobre o trabalho do Psicólogo Escolar? Pois bem, vou explicar novamente caso ainda não tenha lido algo sobre o assunto.
A Psicologia Escolar é um ramo de atuação do Psicólogo. Não é psicoterapia dentro da escola, mas sim um trabalho institucional que se dedica a encarar os fenômenos numa perspectiva grupal, superando as queixas individuais que acabam levando a diagnósticos. Não estou desvalorizando o diagnóstico, apenas o questiono neste contexto.

Dentro da escola o Psicólogo pode atuar:

  1. Na formação da equipe pedagógica, por meio de intervenções teóricas e práticas;
  2. Na orientação de alunos e familiares;
  3. Auxiliando a equipe técnica na elaboração e execução de projetos interdisciplinares, principalmente naqueles que envolvam o desenvolvimento sócio-emocional.
No caso de uma Assessoria em Psicologia Escolar para apoio à Inclusão, o trabalho do psicólogo NÃO consiste em:
  1. Realizar avaliações psicológicas com vistas a oferecer diagnóstico de deficiência;
  2. Encaminhar a criança para escola especial;
  3. Controlar os problemas de comportamento da criança.
        A grande contribuição de um trabalho como este é viabilizar espaços de construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre a Educação Inclusiva, sobre Psicologia do Desenvolvimento e sobre Aprendizagem, que beneficiem não apenas as crianças com necessidades educativas especiais, mas a todas as crianças sem distinção! Por meio dele, a escola e os professores serão capazes de gerenciar seus recursos para possibilitar a efetiva inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, altas habilidades ou transtornos globais do desenvolvimento.
      A Educação Especial deve estar inserida em todos os estágios da educação, da pré-escola até o ensino superior, por isso, nosso público de educadores poder ser amplo e bastante variado, bem como apresentar necessidades distintas.
      Aqui no Blog, no Post "Novas propostas de trabalho para 2012" , há duas atividades que podem ser desenvolvidas em sua escola. Será um prazer realizá-las junto com você! Agende uma visita ou telefone para obter mais informações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário