Mas o que é Psicodrama?
"Drama" significa "ação" em grego. Pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis.
O Psicodrama é facilitador da manifestação das idéias, dos conflitos sobre um tema, dos dilemas morais, impedimentos e possibilidades de expressão em determinada situação. Fundamentado na teoria do momento e no princípio da espontaneidade, promove a participação livre de todos e estimula a criatividade na produção dramática e na catarse ativa
Criado por Jacob Levy Moreno, médico romeno nascido em 1889, de origem judaica (sefaradim) e falecido em 1974 em Beacon/EUA, o PSICODRAMA é um método de intervenção e pesquisa nas relações interpessoais, na forma grupal e individual. O Psicodrama sob a ótica psicoterápica é desenvolvido em clínicas, hospitais e consultórios médicos - psicológicos. Em sua vertente educacional é muito difundido em escolas, empresas e instituições comunitárias. Na Universidade integra currículos de cursos de Psicologia, Medicina e Educação além de ser ministrado em cursos de pós-graduação.
Quais são as aplicações?
Foco Sócio –Educacional:
No ensino fundamental o Psicodrama tem sido utilizado para identificar razões e graus de agressividade presentes no grupo, além de revelar a capacidade de se lidar com realidade e fantasia. Os professores de educação infantil têm sido trabalhados através do teatro e técnicas psicodramáticas objetivando a ampliação e enriquecimento das possibilidades metodológicas do ensino, da expressão e comunicação, desenvolvimento da criatividade e humanização da relação professor/aluno.
Na escola , em encontros bimestrais de pais , a metodologia psicodramática tem ajudado a intensificar a relação escola/família e, em reuniões pedagógicas mensais com os professores, tem aperfeiçoado a atuação e qualificação de profissionais através do treino de papéis. O Psicodrama na sala de aula também tem trabalhado as relações entre adolescentes e seus grupos , evidenciando relações de exclusão e rejeição, identificando diferentes papéis existentes no grupo, propondo a transformação da sala de aula num espaço de relação afetiva entre aluno, professor e colegas, ressignificando vínculos.
Foco Psicoterapêutico:
Na clínica individual o psicodrama clássico deu origem à Psicoterapia da Relação e ao Psicodrama Interno . A Psicoterapia da Relação tornou as técnicas mais ágeis e rápidas, aplicadas em cenas do "aqui e agora", e que também têm a qualidade de presentificar cenas ocorridas no passado.O Psicodrama Interno é o trabalho terapêutico de imagens visuais internas, realizado a partir de uma maior conscientização corporal, em que se atinge um estado alterado de consciência, onde a pessoa tem condição de se visualizar internamente, como se sonhasse acordado.
Na área clínica o Psicodrama também tem sido aplicado a portadores de deficiências físicas e/ou mentais com objetivos de resgate da auto-estima e da qualidade de vida, dando-lhes uma nova visão de sua auto-limitação, muitas vezes imposta pela própria sociedade, e capacitando-os de modo mais amplo para a vida.
Fonte: Febrap (Ferderação Brasileira de Psicodrama). Disponível em: www.febrap.org.br
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